sexta-feira, 26 de junho de 2009

APRENDIZAGEM E PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA.






"A família é a referência fundamental para a criança.Se interessar pelo desempenho do filho na escola bem como a forma com que se relaciona com as pessoas de seu convívio é uma tarefa importante a ser desempenhada pelos pais; isso ajuda a ter uma percepção mais ampla sobre a formação da criança como pessoa."Os primeiros educadores, sem dúvida, são os pais, e esses precisam colaborar com os professores, supervisionando as tarefas escolares dos filhos, exigindo a realização das mesmas.
Antigamente costumava-se atribuir à criança, toda culpa por seu fracasso escolar. Hoje, porém, já se reconhece que as dificuldades em aprendizagem não acontecem de forma isolada, e sim em contextos, tanto situacionais, quanto interpessoais.
Não podemos falar de dificuldades tendo somente a criança como ponto de referência: o "contexto" em que ela se encontra precisa ser considerado. Assim, quer a família, quer a escola, devem ser grandes responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
Este foram alguns pontos mencionados na palestra que aconteceu nesta última quarta-feira 24 de junho que teve como palestrante a professora Vera Froz que não so falou da importância da parceria entre família e escola mas tambem da necessidade de ambas estarem juntas na educação dos filhos e da responsabilidade de cada uma na formação de cidadão

2 comentários:

  1. Acredito que a essa palestra tenha atingido o objetivo proposto: Favorecer uma melhor integração entre família e escola. Houve uma participação muito grande dos pais. Esperamos ver os resultados desse trabalho no segundo semestre.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que este tipo de iniciativa pode dar bons resultados e a escola torna-se um ponto de referência onde a comunidade possa participar mais ativamente no processo ensino-aprendizagem.
    Parabens pelo projeto.

    Gilsa

    ResponderExcluir